Checklist de 22 dicas SEO dos artigos de maior sucesso

checklist seo tópicos para artigos

Este artigo é uma publicação do N&C dedicada exclusivamente aos nossos autores.

São informações que sintetizam horas e horas de treinamento SEO (estratégia de posicionamento em sites de busca). Se bem usadas, essas técnicas podem ajudar você a colocar seu artigo entre os mais buscados pelos sites de busca.

Leia o artigo completo. Abra a página Publique seu Artigo, para acompanhar na prática algumas dicas.

Após compreender as dicas, use a figura do começo deste artigo como checklist, para seus artigos futuros. Você não precisa seguir exatamente todas essas dicas, são apenas parâmetros.

Você pode publicar 1 ou 2 dias antes da data que o seu artigo irá para o ar. Nossa Equipe irá programar a publicação para sair no dia exato da semana que foi definido para sua coluna.

1. Palavra-chave está bem definida

Defina na sua cabeça qual a palavra-chave de cada artigo. Palavra-chave é um conjunto de 2 a 4 palavras, aproximadamente, pela qual você quer que seu artigo seja localizado por leitores nos buscadores como Google.

Em outras palavras, qual a expressão exata que um leitor vai usar no Google para achar seu artigo? A resposta para esta pergunta será sua palavra chave.

Por exemplo: oratória para vendedores.

Evite palavras-chave de um só termo, como “vendedor”, pois são genéricas demais.

Não tente trabalhar com duas palavras-chave para um mesmo artigo (por exemplo “oratória para vendedores” e “técnicas de persuasão”). Crie um novo artigo para desenvolver a outra palavra-chave.

2. Palavra-chave consta no título

Faça com que esta palavra-chave apareça no título do artigo, o mais à esquerda possível (isto é, mais no início do título), como em “Oratória para vendedores em 16 truques práticos”.

3. Palavras complementares fortes no título

Se possível, use palavras complementares fortes no título, como (não usar todas de uma vez, veja qual dica abaixo se adapta melhor):

  • números (“20 dicas”, “7 dias”, “30 minutos”);
  • palavras metódicas, como “dicas”, “técnicas”, “truques”, “estratégias”, “ideias”, “passos”, “etapas”, “ferramentas”;
  • palavras de facilidade ou resultado, como “rapidamente”, “eficaz”, “eficiente”, “produtivo”, “melhor”, “sucesso”, “inteligente”, “performance”, “desempenho”, “performance”, “impacto”, “fundamentais”, “essenciais”, “resultado”, “prático”, “preciso”, “objetivo”, “dinâmico” etc. (são inúmeras as palavras deste tipo!)
  • mencione uma ferramenta ou técnica de gestão, como “coaching”, “PNL”, “LEAN”, “PMBok”, “PMI”, “ISO”, “Canvas”, “Design Thinking”, “Brainstorm”, “Feedback” etc.

4. Título tem de 40 a 70 caracteres

Certifique-se de que seu título tem entre 40 e 70 caracteres (nunca mais que isso!), ou entre 5 e 9 palavras (dependendo do tamanho das palavras). No título “Oratória para vendedores em 16 truques práticos“, temos 48 caracteres e 7 palavras.

5. Palavra-chave consta no 1º parágrafo do texto

Certifique-se de que a palavra-chave exata (“oratória para vendedores”) aparece exatamente exatamente UMA VEZ no primeiro parágrafo do texto. O primeiro parágrafo também pode trazer um resumo dos pontos que o texto irá desenvolver.

Exemplo do 1º parágrafo:

Quais as qualidades de um orador convincente? Quais técnicas de oratória para vendedores de alta performance, para se comunicar com clientes, durante as vendas? Um bom orador não é só aquela pessoa que precisa falar para milhares de pessoas ao mesmo tempo, em frente a um microfone.

 

6. Palavra-chave aparece de 5 a 7 vezes no texto

Certifique-se de que a palavra-chave exata (“oratória para vendedores”) aparece de 5 a 7 vezes no texto (não mais que isso!), sendo que essa expressão está em negrito pelo menos duas vezes. Termos similares (como “oratória aplicada em vendas”) podem ser usados, mas não se incluem nesta conta.

Como exemplo, veja que no primeiro parágrafo do nosso texto (ponto anterior) já se conta uma ocorrência da palavra-chave “oratória para vendedores”.

7. Ao menos 2 subtítulos ao longo do texto

Use de 2 a 10 subtítulos no corpo do seu artigo, sendo que cada subtítulo encabeça de 1 a 3 parágrafos, não mais que isso. Se forem dicas ou passos, uma boa estratégia é numerá-los, como fizemos aqui, e usar um subtítulo para cada elemento, mesmo que ultrapasse o número de 10 subtítulos.

Por exemplo, neste artigo, usamos 22 subtítulos em Cabeçalho 2, um subtítulo para cada dica.

8. Palavra-chave consta em subtítulo(s)

Em pelo menos um dos subtítulos, inclua a palavra-chave exata (“oratória para vendedores”), como no exemplo abaixo:

As etapas para aprimorar a oratória para vendedores

 

9. Parágrafos enxutos (até 6 linhas)

Não exagere no tamanho dos parágrafos. Evite parágrafos com mais de 6 linhas de texto corrido, na formatação convencional. Se uma frase se destaca muito do resto, não hesite em deixá-la sozinha em um parágrafo.

Garanta que seu texto seja “rastreável”, isto é, navegável pelo leitor. Muitos leitores dão primeiro uma “zapeada” pelo artigo, para ver se a estrutura do texto é adequada e não é cansativa.

10. Frases curtas (até 2 linhas)

Evite frases com muitas vírgulas e muitas orações concatenadas. Evite que uma frase ultrapasse duas linhas de texto, em formatação convencional. Use um ponto final sempre que você achar que a frase ficou cansativa ou confusa, ou quando você for falar de outro exemplo ou enfoque.

11. Cabeçalho 2 ou Cabeçalho 3 nos subtítulos

Use a opção “Cabeçalho 2” para os subtítulos mais importantes e “Cabeçalho 3” para os sub-subtítulos. Essas opções estão no menu “Parágrafo”, ou no menu “Formato > Formatos”, ambos na página “Publique seu Artigo”. Use “Parágrafo” para os conteúdos normais, ou seja, para o corpo dos parágrafos. Além dessas opções, não modifique o tamanho nem altere as cores das fontes.

Veja os exemplos de layout de:

Cabeçalho 2 (para subtítulos importantes)

Cabeçalho 3 (para sub-subtítulos, ou para dicas ou etapas)

Parágrafo (para o corpo do texto)

 

12. Tamanho total: de 600 a 1.200 palavras

Recomenda-se que o texto tenha entre 600 e 1.200 palavras, o que corresponde a 1 ou 2 páginas do Word, em formatação padrão. Evite textos menores de 300 palavras, ou maiores de 1.600 palavras (uma sugestão é dividir textos grandes em uma sequência de artigos menores).

Você pode usar o Word (“Propriedades”, ou o rodapé da tela do Word) para contar as palavras.

13. Texto 100% original

Você pode citar frases de outros autores (usando aspas e/ou itálico e mencionando o autor), ou parafrasear ideias de outros autores. Porém, não use uma sequência de duas frases extraídas SEM ALTERAÇÃO de outra fonte, sem mencionar esta fonte.

Se precisar de inspiração, busque em livros ou em outros artigos da internet. Obtenha ideias e crie um percurso próprio, sem usar trechos idênticos do material de referência, exceto se for preciso citá-los com aspas (experimente usar o menu Formato > Formatos > Bloco > Aspas, em suas citações).

14. Featured image (imagem de capa; obrigatória)

Escolha uma imagem que represente direta ou indiretamente o conteúdo do artigo, para servir de capa e destacar o artigo na página inicial do site (homepage). Recomendamos o site http://pt.freeimages.com/, que contém milhares de imagens gratuitas e de royalties free (além das imagens pagas, claro).

A imagem não precisa aparecer no corpo do texto, apenas como “capa”, para chamar mais a atenção do artigo na homepage e nos compartilhamentos em redes sociais. Use o botão obrigatório “Chose featured image”, na página de Publique Seu Texto do N&C.

15. Imagem no corpo do artigo (opcional)

Só use uma imagem no corpo do texto se ela for de alta relevância para o conteúdo informacional. Para isso, não use o botão “choose featured image” (explicado no ponto anterior), mas sim o botão Adicionar Mídia, ou o menu Inserir > Inserir/Editar imagem, ambos em “Publique Seu Artigo”.

É mais recomendado que a imagem esteja depois do 3º ou 4º parágrafo de texto, ou até mais abaixo, nunca logo no começo do artigo.

16. Mapas mentais próprios no corpo do texto (opcional)

Ainda sobre o item anterior (imagens no corpo do texto), recomendamos que, no corpo do texto, você evite usar imagem já pronta de outro lugar, mas, se tiver, use um esquema, infográfico, mapa mental, tabela ou diagrama construído por você mesmo.

Use o menu Inserir > Inserir/editar imagem, na página “Publique seu Artigo”, ou o botão Adicionar Mídia, na mesma página. Escolha “alinhar ao centro” ou “sem alinhamento”, se você não quiser que textos apareçam ao lado de sua imagem (mas somente abaixo e acima dela).

Veja um exemplo de uma imagem inserida com esses recursos:

estrategias basicas porter tipos de vendas simples complexas

17. Um negrito a cada 1 ou 2 parágrafos

Na medida do possível, use um negrito por parágrafo, ou a cada 2 parágrafos (como acabamos de fazer nas palavras anteriores). Para isso, marque uma palavra ou bloco de texto de extrema importância, que sintetize o assunto daquele parágrafo, e clique no botão negrito (ou Ctrl+B). Mas, evite exageros.

Certifique-se que ao menos duas vezes a palavra-chave exata (“oratória para vendedores”) está negritada (ou dentro de um trecho negritado) em todo o texto. Não use sublinhados (como na palavra anterior; eles se confundem com link) e use itálico com parcimônia.

18. Link externo (opcional)

Recomendamos que o seu artigo tenha de zero a 1 link para site externo (não usar mais de 1 link externo por artigo). Você pode apontar para um site pessoal seu (pedimos que isso seja feito com cautela, pois o Google e os leitores não gostam que os autores apontem sempre para os mesmos sites) ou para algum site de boa reputação, como Wikipedia, TED, UOL, Globo, Youtube, ou algum site de livraria (se você for indicar um livro), ou site de uma empresa citada no seu artigo.

Por exemplo, você citou um autor, que tal adicionar um link para a página da Wikipedia deste autor?

Vamos explicar como criar um link na nossa próxima dica (vale tanto para links externos como internos).

 

19. Link interno para artigo anterior (opcional)

Além do ponto anterior, você pode fazer um link interno para um texto próprio seu (é uma forma de cativar sua audiência!). Por exemplo, você pode dizer, no segundo parágrafo do seu texto:

“No artigo anterior, tratamos de técnicas de persuasão para vendedores” (você marca “persuasão para vendedores” e linka para a URL ou link completo do seu artigo anterior).

Não faça isso mais de uma vez por artigo.

Você pode inserir link marcando o texto linkável e clicando no botão “Inserir/Editar Link” (com formato de clipe de papel), ou Control + K. No campo URL, insira o endereço completo, começando com http://

No campo “target”, escolha “New Window”, para que o clique abra página em outra janela (evitando que o leitor abandone o seu texto).

Exemplo de uso deste recurso:

No artigo anterior, tratamos de técnicas de persuasão para vendedores. (clique para testar, abrirá em nova janela).

Se tiver dificuldades com esse recurso, apenas coloque o link como texto, entre parênteses, e depois o editamos, assim:

No artigo anterior, tratamos de técnicas de persuasão em vendas (http://negociosecarreiras.com.br/7-tecnicas-para-aumentar-a-persuasao-em-vendas).

Use esses mesmos recursos para criar links internos (este ponto) e externos (ponto anterior).

20. Bullets points ou marcadores (opcional)

Além dos subtítulos, use bullets points ou marcadores (como fizemos no ponto 3, no começo deste artigo, ou numerados, de 1 a 5 por exemplo), sempre que precisar criar uma checklist, um passo-a-passo, uns exemplos rápidos ou qualquer rol de elementos.

Exemplo:

  • Em casa, treine a fala e a linguagem corporal em frente ao espelho;
  • Treine também diante de pessoas de sua confiança, para que lhe digam como você está se saindo;
  • Grave um pequeno filme de você falando com outra pessoa, numa situação de vendas ou simulação.

Para isso, marques os parágrafos que vão ser convertidos em marcadores e clique no formato que você quer aplicar, no menu Lista com marcadores, na página Publique seu Artigo.

Se você tiver dificuldades com uso de Cabeçalho 2, Cabeçalho 3 e Marcadores, não precisa se preocupar. Coloque * ou outro sinal no lugar dos marcadores e coloque os subtítulos em negrito. Entenderemos o que você quis dizer e cuidaremos da formatação.

21. Categoria recorrente (opcional)

Prefira trabalhar sempre com uma única categoria, que é a macro-área temática que você elegeu abordar. Se você costuma publicar seus artigos em uma (ou duas) mesma(s) categoria(s), é sinal de que você tem um foco temático bastante claro.

Se a proposta de sua coluna é abarcar um leque maior de temas, não há problemas você escolher uma categoria distinta das categorias usadas em outros artigos seus.

22. Até 4 tags assertivas

Em tags, inclua a palavra-chave exata e, separando por vírgula(s), inclua mais duas ou três tags (exemplo: Oratória para Vendedores, Técnicas de Vendas, Negociação em Vendas, Comunicação comercial). Cada tag pode ter uma ou mais palavras, o que vai definir a separação é o uso da vírgula.

Certifique-se de que cada uma dessas tags apareceram de maneira exata pelo menos uma vez no corpo do texto. Evite tags muito longas.

 

Dicas para publicar

  • O artigo precisa ser inédito, isto é, nunca publicado no todo ou em partes em outro site da internet.
  • O título precisa ter de 3 a 13 palavras.
  • O corpo do artigo precisa ter entre 300 e 1.500 palavras.
  • Você pode escrever uma minibiografia de até 140 palavras (opcional), em “Author bio”.
  • Em Categoria, escolha uma.
  • Em tag, você deve inserir de 1 a 5 expressões ou palavras-chave (se for mais de uma expressão, separe com vírgula).
  • É obrigatório associar uma imagem de capa (featured image). A imagem não deve estar no corpo do texto do artigo.

Vantagens de publicar: menos colunistas publicando, mais visibilidade para você. Grátis. Milhares de buscas orgânicas por mês. Fortaleça seu nome e sua marca pessoal, publicando conteúdo de qualidade para ajudar outras pessoas.

Publicar Novo Artigo

Meus artigos

Meu perfil

Checklist para bons textos