Home > Finanças pessoais > Atravessando a Crise e Tendo Sucesso

Atravessando a Crise e Tendo Sucesso

Neste artigo, Elvison Fagundes dá dicas de como sobreviver e superar a crise econômica e financeira, aproveitando a oportunidade para ações estratégias para dias melhores em breve.

Olá, pessoal!!

Esta semana vamos aprender como atravessar a crise financeira.

Muito se fala de crise. Muitas pessoas lamentando o aumento do desemprego, redução de salários, inflação lá em cima, poder de compra diminuindo, etc… A grande pergunta que faço a vocês é como atravessar momentos como esse, com dinheiro no bolso, sentindo menos possível os efeitos da crise? (deixar de sentir é impossível, né?!)

Pois bem, a matemática é simples: você tem que gastar menos do que você ganha. Para ter esse controle faça uma planilha com seus custos, gastos desnecessários e comece a colocar na ponta do lápis todo gasto que se tem durante o mês, dos menores até os maiores gastos! Parece simples mas a maioria das pessoas não tem esse controle financeiro.

Gostaria brevemente de falar nessa semana num dos principais responsáveis pelo endividamento: os bancos. É o momento de analisar sua conta!! Tem usado o Cheque Especial acima de 30 dias? Saiba que cheque especial é para ser utilizado em momentos extremos e ser reposto imediatamente. Se virar hábito, você estará corroendo seu dinheiro!!!! Procure seu banco e parcele o cheque especial!! Muitas vezes é mais vantajoso parcelar do que viver mergulhado nele!! No Cartão de crédito, você só está pagando o mínimo? Sai fora!!! Renegocie urgentemente sua dívida com o cartão de crédito!!! Evite ao máximo pagar juros e multas desnecessárias pois cada centavo faz a diferença no final do mês!!!

Entenda bem: seja o mais independente de banco possível!!! Bancos são intermediadores financeiros, ou seja, captam dinheiro pagando barato por ele ( exemplo disso são as aplicações financeiras que não dão nem 1% am) e emprestam à juros abusivos ( chega a quase 10% am). Por isso, tome cuidado e analise sua relação com o banco. Se possível, reduza o cheque especial, corte cartões de créditos desnecessários (cartão de lojas, etc), evite fazer dívidas ou comprar sem pensar antes, sem colocar naquela planilha que citei no início.

Se você não souber se organizar nas finanças, será submergido por essa crise!!!

O segredo para uma vida financeira de sucesso é deixar o dinheiro trabalhar por você!!

Crie um hábito de reservar 10% do seu salário para investir, seja em renda fixa, poupança, ações,  algo que seja de acordo com seu perfil investidor.

Você verá que aqueles centavos que foi economizado durante o mês, poderá ser investido em algo extraordinário no final do mês. Você escolhe a vida que quer ter!!!! Assuma o compromisso de ter dinheiro! Não seja escravo dele mas deixe ele trabalhar por você!

Temos uma cultura nacional que a seguinte: SE VOCÊ POSSUI UMA CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA E GOZA DAS “VANTAGENS” QUE ISSO PROPORCIONA, ESTÁ FEITO NA VIDA!!! Emprego bom é aquele que se tem plano de saúde, seguro de vida etc! Isso é mentira, se você trabalha a vida inteira para no final se aposentar pelo INSS ganhando uma pobreza de salário! Pense fora da caixa!

Na próxima semana abordaremos mais o tema!!! Tenham um ótimo final de semana!!

Aguardo vocês para continuarmos debatendo o tema!!

Elvison Fagundes
Tenho 34 anos. Sou formado em Marketing, pós-graduando em gestão Financeira, tendo experiência como gerente de uma grande instituição financeira nacional por cerca de 10 anos. Certificado pela Anbima.

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top