Atacado ou Varejo? Qual o melhor segmento para investir? - Negócios e Carreiras
Home > Empreendedorismo > Atacado ou Varejo? Qual o melhor segmento para investir?

Atacado ou Varejo? Qual o melhor segmento para investir?

“Junto com um sócio, estou montando um plano de negócio para vender empadas e outros salgados. Pensamos em vender no atacado (para lanchonetes, padarias e cafés). Vocês acham viável vender no atacado, ou seria melhor montar uma lojinha e começar debaixo? (obs. a lojinha pediria um investimento de R$ 100 mil, o que é mais puxado neste momento). Não sei direito se o plano de negócios pro atacado é diferente do comércio varejista, porque imagino que no atacado o nível de produção, comercial e marketing seja mais profissional.”

Fábbio Henrique Bueno (Brasília – DF

Olá Fábbio,

Se você e seu sócio estão montando um Plano de Negócios, este é o primeiro passo para quem quer empreender em qualquer ramo de atividade.

É através do ou dos planos de negócios (digo isso, pois é possível elaborar apenas um plano de negócios tanto para vender no atacado e no varejo, sintetizando as informações em apenas um planejamento, bem como, elaborar um plano para cada estratégia de comercialização e público-alvo, o que possibilita uma análise mais minuciosa e independente) que justamente levantamos as informações e dados necessários para as tomadas de decisões e definição de estratégia de entrada no mercado e tudo mais o que necessita para realizar seu projeto de empreendimento, sendo, entretanto, um instrumento importantíssimo para “análise dos riscos”.

Em relação a sua dúvida, investir no atacado ou no varejo, tudo vai depender das informações que levantar através da elaboração do seu plano de negócios, o que lhe possibilitará justamente analisar os índices de viabilidade e riscos, de acordo com o capital disponível e fatores do seu mercado de atuação, concorrência, público-alvo, produção, enfim, tudo o que envolve o início de um novo negócio.

Vender para o atacado é interessante, pois você lida com uma “carteira de clientes” menor, entretanto, sua “margem de lucro” (maior volume x menor lucro) também será menor. Trata-se de uma “venda ativa”, ou seja, você terá que captar seus clientes, produzir e entregar, resumidamente.

Para este perfil de Cliente você deve vender não o seu produto em si, mas sim, uma maior lucratividade para ele, praticidade, comodidade, economia etc.

Já a venda para o varejo através de um ponto comercial, trata-se de uma venda mais receptiva, ou seja, os clientes vão até o seu estabelecimento em busca dos seus produtos. Certamente neste cenário sua produção será menor, porém, sua margem de lucro maior (menor volume X maior lucratividade) por estar atendendo o consumidor final.

Para este público-alvo você deverá vender higiene, saúde, segurança, confiança, além de prestar um excelente atendimento.

No seu Plano de Negócios, em ambos os casos, deverá azer uma minuciosa análise de mercado e da concorrência da área onde pretende atuar. Conhecer a concorrência, suas estratégias, pontos fortes e fracos, certamente lhe ajudará e muito a definir boas estratégias de entrada no mercado, buscando “diferenciais” que possa oferecer aos seus Clientes, para que possa vencer a barreira da concorrência e conquistar sua fatia do mercado.

Jamais economize “tempo” ou tenha “pressa” em finalisar seu Plano de Negócios, Gaste o tempo que for necessário até que esteja seguro em relação às informações e dados analizados.

O Plano de Negócios não serve apenas para decidir se deve investir ou não, mas e principalmente para definir o “como, onde, quanto, quando e por que” investir, além de procurar minimizar os “fatores de risco”.

Será o RAIO X de seu empreendimento e deverá ser revisto e atualizado pelo menos uma vez por ano.

A maioria dos pequenos empreendedores, além de não elaborarem um bom Plano de Negócios e terem muita pressa, acaba se pelo menos elaboram o plano, cometendo um erro fatal, qual é justamente a falta de atualização e análise de seu plano de negócios de tempos em tempos.

Espero ter colaborado de alguma forma.

 

Abraços fraternos!

Cleber José Ferreira on EmailCleber José Ferreira on FacebookCleber José Ferreira on Linkedin
Cleber José Ferreira
Consultor de Marketing e Vendas; Master Practiotioner em PNL Sistêmica. Autor do Livro Desperte o Vendedor Interior com Técnicas de Vendas e de Programação Neurolinguistica - PNL editado pela Qualitymark. Foi Consultor e Docente do SENAC-SP; Consultor e Docente do SESCOOP-SP. Mais de 22 anos de experiência nas áreas comercial e de marketing em empresas nacionais de pequeno e médio portes e em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal,treinamentos motivacionais e de capacitações profissionais presenciais, in company e EaD.

One comment

  1. Meu parabéns amigo Cléber!!! Esse raciocínio transformado em palavras perfeitamente claras no seu teor me fizeram aprender como iniciar o tão desejado sonho de empreender, tinha a definição porém não sabia como por em prática tudo!!! Abraços fraternos para você também, Desejo tudo de bom para você e sua família!! ✌️

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top