O que faz um Assistente Social? Descubra agora

Assistentes Sociais lidam, todos os dias, com uma diversidade de pessoas, normalmente vivendo em situações de conflitos oriundos das desigualdades sociais no meio em que estão inseridos. Mesmo com uma formação que visa analisar e compreender situações problemáticas , o Assistente Social, muitas vezes, não sabe como entender e apontar possíveis soluções. As Constelações Familiares podem levar esse profissional a compreender o emaranhado do sistema familiar e, com isso, seu trabalho se tornará muito mais eficiente. Ficou curioso? Então continue a leitura e descubra!

O que faz um Assistente Social?

Um assistente social, como o próprio nome diz, atua na área social da sociedade. Assim, esses profissionais são responsáveis por acompanhar e dar assistência a pessoas com problemas ligados à educação, emprego, moradia, saúde, entre outros. Portanto, o assistente social atua em escolas, hospitais, prefeituras,
ONG’s, em instituições públicas ou privadas.

Ademais, esses profissionais visam promover o bem-estar físico, social e psicológico para as pessoas. Por isso, são extremamente necessários em nossa sociedade, que passa por problemas associados à desigualdade. O assistente social também participa da criação de programas sociais, para auxiliar a população.

Como atuar na Assistência Social?

Como muitas outras profissões, a assistência social pede que a pessoa curse uma graduação, em Serviço Social. O curso dura, em média, 4 anos, e trabalha com questões relacionadas à defesa e ampliação dos direitos sociais e efetivação das políticas sociais.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Há muitas faculdades e universidades, públicas e privadas, que oferecem o bacharelado em Serviço Social. Vale a pena buscar a que melhor se encaixa para sua vida!

Benefícios da Constelação Familiar para Assistente Social

A Assistência Social pode se beneficiar de muitos outros conhecimentos. Por exemplo, uma técnica terapêutica pode auxiliar o processo de atendimento feito por esse profissional.  Muitos são os benefícios que a Constelação Familiar pode trazer ao Assistente Social, mas quero destacar apenas cinco dos principais benefícios:

 Conhecer a si próprio

Esse profissional também lida com conflitos interiores e familiares. Por isso, o autoconhecimento e resolução desses conflitos o colocará em equilíbrio pessoal para auxiliar as pessoas em suas próprias situações.

Empatia com os que sofrem 

O Assistente Social que, através das Constelações Familiares, está em equilíbrio, pode, com muita segurança, ajudar pessoas que como ele enfrentam seus conflitos. Conflitos e situações das quais estão além da compreensão de quem vive seus próprios conflitos.

Relacionamentos equilibrados

Além disso, conhecer a Constelação leva esse profissional a ter uma considerável melhoria nos relacionamentos. Tanto com os assistidos, como também com o sistema social a que se propõe mudanças e soluções. O equilíbrio desses relacionamentos apontará um caminho de muita segurança e paz ao analisar e propor o que precisa ser mudado.

Ser um profissional respeitado 

Como o trabalho assistencial é, normalmente, ligado ao setor público, o que se fala entre a população é que não só os Assistentes Sociais, mas também eles, vivem de manter as pessoas em situações das quais não se chega a uma solução. Pois enquanto as pessoas se mantém refém do cabide assistencial, manterão seus postos de trabalho. Mas como Constelador  e Assistente Social, o profissional irá atuar para que realmente as mudanças sejam concretas e reais na vida das pessoas.

Aplicar As Constelações na vida dos assistidos

 Ademais, muitas famílias e pessoas com as quais o Assistente Social tem contato vivem em situações de pobreza, vícios, divórcios, brigas, etc. Como Constelador, você não dará o peixe, você ensinará essas pessoas a entender que é possível quebrar um ciclo de miséria e viver uma vida fora dessa linha horrível.

Um exemplo de caso em que o Assistente Social usará conceitos da Constelação Familiar

Um Assistente Social se depara, todos os dias, com uma diversidade de problemas relacionados às famílias. Um exemplo desses problemas é famílias cujos filhos menores estão em situação de risco. O Assistente Social, que conhece as Constelações Familiares Sistêmicas, pode auxiliar e minimizar o impacto que essas situações causam na vida dos envolvidos.

Quando se tem envolvidos menores numa interferência do Ministério Público, as marcas deixadas por essa interferência podem desequilibrar todo um sistema familiar. Que terão implicações não apenas para aqueles envolvidos no presente, mas podem atingir futuras gerações.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Assim, tendo em vista que o trabalho das Constelações Familiares é exatamente levar cada indivíduo a encontrar seu lugar no sistema e, com isso, resolver conflitos internos de pertencimento, equilíbrio e hierarquia, o Constelador(a) terá um método não apenas paliativo de ajuda, mas levará esses pais e essa família a se encontrarem dentro do Sistema Familiar. Portanto, quebrando, assim, todo ciclo autodestrutivo que essa família tem carregado durante gerações.

Por fim, um último ponto a destacar como um Constelador(a) Assistente Social poderá usar seu conhecimento da Constelação Familiar é considerar o baixo nível de instrução que os envolvidos nesses conflitos familiares possuem. O que resultou em raiva, ódio que muitas vezes se manifestam em violência contra as crianças. Esse profissional terá equilíbrio nos seus relatórios e proporá acompanhamento adequado para que essa família possa, no futuro, voltar para sua estrutura de origem.

Gostou do viés abordado sobre essa profissão? O que acha de conhecer, hoje, a terapia da Constelação Familiar e agregá-la em sua profissão? Não perca essa oportunidade! Conheça agora nosso curso, 100% online, de Constelação Clínica.

O artigo presente foi desenvolvido por Marcio Moreira de Lima, aluno do curso de Constelação Clínica.

 


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =