Home > Carreiras > Administração e gestão são a mesma coisa?

Administração e gestão são a mesma coisa?

Os termos “Administração” e “Gestão” são, frequentemente, utilizados como sinônimos para justificar e avalizar o funcionamento da empresa de negócios e das demais Organizações empresariais na atualidade. Eles são tratados com isonomia, embora pareçam haver fortes distinções que se revelam quando avançamos para o campo das competências e das habilidades necessárias para o cumprimento de cada um desses termos. Para diversos autores, a definição de Administração e gestão é a mesma e seu conteúdo essencial é muito similar, ainda que cada autor utilize uma definição própria.

Já publiquei diversos artigos em que referenciei a Administração como “Ciência da Gestão“. Desse modo, naturalmente, entendo que Administração e gestão sejam termos comuns. Por outro lado, tenho a consciência e a devida preocupação sobre as distorções que acercam a congruência da definição dos dois termos. Essa inquietação se manifesta quando percebo que diversos profissionais de outras Classes se apropriam do termo e se autodenominam “gestores”. São “gestores” de alguma coisa: advogados, psicólogos, engenheiros, professores, contadores, médicos, publicitários, etc.

De acordo com minha linha de entendimento, parecem haver algumas inconsistências na apropriação indevida dos termos. Há muito tempo que venho escrevendo sobre o assunto (Administração), mas há alguns dias percebi a necessidade de refletir mais profundamente sobre isso. Isso me ocorreu quando li um artigo que tratava sobre o tema da “gestão”. Esse texto falava sobre o gerenciamento escolar realizado por diretores nas diversas instituições de ensino do país. Retratava os atributos necessários para exercer tal função, além de “legitimar” seu exercício profissional.

Tanto neste texto, quanto em outros tantos, percebi que há uma confusão comum a qual relaciono como paradigma social: em nenhum momento há a devida referência da essencialidade e da legitimidade de um Administrador para exercer tal função. Assim, parece que Administração e gestão são termos comuns fixados por um paradigma social que associa o exercício dessa atividade à uma “arte liberal” que se baseia exclusivamente em práticas empíricas isentas de desempenho. Em outras palavras, qualquer tipo de profissional pode ser considerado um gestor ou um Administrador.

Aqui reside o perigo em colocarmos no mesmo “saco” a definição congruente dos dois termos: Administração e gestão, embora eu reafirme se tratar de coisas idênticas. A “Administração” é uma Ciência legitimada enquanto a “gestão” pode ou não ser usada no lugar do primeiro termo. Como já explanei: a Administração “exige competências e habilidades muito mais complexas, com alto nível de profundidade, dinamismo e visão abrangente ao lidar com diversos modelos e técnicas que envolvem a Ciência Administrativa”. Já a gestão, de modo pontual como é vista pelo senso comum, parece lidar com os níveis especializados de gerenciamento, ou seja, especialistas em determinadas áreas – gestão de custos, gestão de riscos, gestão tributária, gestão da qualidade, gestão de pessoas, etc.

E ainda que se percebam todas as ineficiências e isenções de desempenho que se originam de “gestões amadoras”, ou seja, na falta de uma Administração profissional, ainda muito pouco se faz como “sociedade organizada e consciente” que somos para discernirmos e exigirmos responsabilidade e responsabilização por desempenho. São muitos os escândalos, as negligências, as ilicitudes, as imperícias e as irresponsabilidades presentes nas mais diversas gestões “amadoras” organizacionais. Portanto, é preciso muito cuidado quando falamos sobre o que é Administração e o que é gestão. Em muitos casos, podem ser coisas idênticas; mas em outros tantos também podem ser coisas diferentes. E é isso que devemos relativizar sempre quando falamos que naquela empresa há ou não Administração profissional.

Diego Felipe Borges de Amorim on Linkedin
Diego Felipe Borges de Amorim
Bacharel em Administração - Faculdade Equipe (FAE - Sapucaia do Sul RS). Especialista em Gestão de Negócios - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA - Canoas RS), Consultoria e Planejamento Empresarial pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Pós graduando em Planejamento Empresarial e Finanças pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Atualmente é técnico administrativo da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Colunista da Revista N&C e do portal Administradores.com. Profissional com experiência na iniciativa pública e privada. Acredita no poder das novas tecnologias para o avanço do conhecimento e na ruptura da forma tradicional de aprendizagem. Também acredita no poder das tecnologias livres para maior liberdade, inclusão e progresso humanos e na extrema importância da disseminação do conhecimento através de plataformas de ensino livres.

9 comments

  1. We stumbled over here coming from a different web page and thought I might check
    things out. I like what I see so now i am following you.
    Look forward to looking over your web page repeatedly.

  2. I am really impressed with your writing skills as well as with the layout on your weblog.

    Is this a paid theme or did you modify it yourself?
    Either way keep up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one today.

  3. Hello to all, how is everything, I think every one is getting more from this website, and your views are
    fastidious in support of new users.

  4. My partner and I stumbled over here from a different web page and thought I might as well check things out.
    I like what I see so i am just following you. Look forward to exploring your web page again.

  5. I think the admin of this web page is in fact working hard for his
    website, for the reason that here every information is quality based data.

  6. It is perfect time to make some plans for the long run and it is time
    to be happy. I have learn this publish and if I could I
    desire to suggest you few interesting things or suggestions.
    Maybe you could write subsequent articles regarding this article.
    I desire to read even more issues about it!

  7. great post, very informative. I’m wondering why the other
    experts of this sector do not understand this. You must proceed
    your writing. I am sure, you’ve a huge readers’ base already!

  8. always i used to read smaller articles which as well clear their motive, and that is
    also happening with this post which I am reading at this time.

  9. Hi there I am so thrilled I found your weblog, I really found
    you by error, while I was looking on Aol for
    something else, Anyhow I am here now and would just like to say cheers for a
    tremendous post and a all round interesting blog (I also love the theme/design), I don’t
    have time to read through it all at the minute but I have bookmarked it and also included your RSS feeds, so when I have time I will
    be back to read a lot more, Please do keep up the great work.

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top