Home > Liderança > A liderança no dia a dia

A liderança no dia a dia

Qual a essência da Liderança? Quais as tarefas cotidianas que não pode faltar a um bom líder?

Olá Pessoal!

Daremos continuidade ao magnifico tema Liderança proposto com entusiasmo por este aficionado escritor que observa e exerce essa dádiva diariamente. Colhendo frutos, se levantando de tropeços, limpando suor do rosto, mas por fim, se agradando a cada final da jornada com a experiência adquirida.

Iremos nos aprofundar na inspiração que a liderança exerce sobre nós em nosso cotidiano, observando fatos que rondeiam o líder em sua missão diária.

Costumeiramente nas capitais e grandes cidades vivemos numa rotina um tanto cumulativa de tarefas, essas que tentamos abraça-las de uma só vez, por vezes dispensamos reflexão sobre isto, o que acarretará num futuro breve desgastes e sérios riscos generalizados.

Sendo assim, deixamos de notar a importância da “Tomada de Decisão” diária e a dimensão que isto toma. Exemplo disto é justamente ser exemplo dentro de casa, se nos sobrecarregamos em atividades não nos permitimos tempo para estar em família, descansar e estarmos dispostos a sorrir. Isto ao longo do tempo gera uma associação negativa a nossa imagem, gera negativas a nossa família e somos vistos como mal exemplo para nossos filhos.

Diariamente exalamos a essência da liderança nas pessoas por onde passamos com ações por vezes imperceptíveis a nossos olhos como a melhor escolha do pãozinho na padaria do português, a tomada de uma eficaz rota para a escola com nossos filhos, a rapidez e atitude de convidar a nossa esposa para jantarmos fora e até coordenação na reforma de casa, inspirando os pedreiros a “Bater o Prego”. Por aí vai…

Ao longo do tempo, a experiência refletirá em nós bons e maus momentos superados, a expertise nos tornará safo em nossas atividades e saberemos em poucos gestos e coordenações a melhor forma de articular e promover uma operação empresarial e na vida.

É preciso porém saber que por mais ou menos dias que somos Líderes, isto não pode diluir nossa imagem com o cansaço e acomodamento.

Manteremos os pés no chão, treinaremos e observaremos futuros líderes para compor projetos e para nos substituir, mas jamais nos acomodar!

Tome o exemplo de velhos pastores de ovelhas nos interiores do Brasil, eles vigiam, controlam e dirigem os rebanhos escolhendo melhor maneira e caminho a passar, observam suas refeições – ao mesmo tempo que treinam, dirigem e observam pequeninos futuros líderes (pastores) de suas ovelhas. Isto se faz até o momento em que se completa um ciclo em que o “Pequenino” está preparado para ser delegado da função partindo o Pastor de ovelhas ou para novas funções ou para encerramento de suas atividades.

O Dia a dia de um Líder

Um Líder deve ser comprometido com três regras básicas que abrange a liderança: Gerenciar, Motivar e Avaliar.

Isto implica em se comprometer com as tarefas de uma forma que não se sobrecarregue, delegando funções, motivando e buscando o melhor desempenho e a superação nas dificuldades da equipe. Por fim, avaliando os papéis, metas, desempenho coletivo e individual para gerar feedbacks – a fim de orientar, elogiar e perceber erros na operação.

Liderança requer destreza, atitude e motivação constante. Não se trata de um trabalho árduo, mas sim de um trabalho progressivo e valoroso. Propícia a quem executa uma liderança, seja ela qual for, o dinamismo de lidar com pessoas, situações e objetivos difíceis – o que torna cada vez mais empolgante exercer esta tarefa – fazendo-se valer para quem é apaixonado por vencer objetivos e veem a vida como uma conquista diária enriquecida de tarefas e pessoas para atribuir seu melhor desempenho.

Ser Líder é mexer com o interior das pessoas a fim de que elas desempenhem seu melhor perante às dificuldades, de uma forma transparente e objetiva.

Por vezes, muitos desejam desistir, abandonar cargo, operação, empresa…

Mas não se abandona nossa essência. Por alguma razão você está ali, você tem um objetivo a cumprir e fará da melhor forma! No entanto, isto será feito num exercício diário, um “Mestrado na prática”, que requer boa vontade, ótima comunicação, respeito no trato as pessoas e objetos, educação nas expressões, senso de justiça, singularidade, ânimo e mais que isso, espirito de vencedor!

Somando esses “Nutrientes” como se fossem frutas e usando a cabeça como um liquidificador, fará assim uma inspiradora “Vitamina” para se beber dia a dia, cada vez com mais vontade e competência.

Igor Teixeira
Pernambucano, radicado em São Paulo, Autodidata, Redator Freelancer, Compositor e Poeta nas horas vagas.
Cristão, Corinthiano e Bon Vivant!

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top