A essência da liderança e do bom líder

Qual o significado da palavra Liderança? O que é ser líder? Quais os comportamentos e habilidades que devemos desenvolver para liderar melhor?

Falaremos de Liderança. Mas qual o significado da palavra “Liderança”, esta palavra que gera e transparece autoridade que advém de Líder?

Este por si só representa todos em um, Líder para muitos é a pessoa que impõe o controle sobre os demais ou aquele que arregaça as mangas e faz.

Os dicionários falam sobre Líderes e Liderança de uma forma bastante repetitiva quase como se fosse uma receita, anotei as descrições que mais se repetem veja:

Líder

– Indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros
– Pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Liderança

– Função, posição, caráter de líder.
– Espírito de chefia; autoridade, ascendência.

Bom, não é bem assim…

O que é ser líder?

Essencialmente o Líder é uma pessoa espelhada por uns e que será invejada por outros, quer dizer, tomará ações que para um grupo ou uma nação servirá de exemplo e deverá ser seguido, já para outros tantos sofrerá inveja, o verão com maus olhos.

Por isso, tanto em religião quanto na sociedade um lema é certo para todos – Vigiai!

Isto quer dizer, mantenha firme em seu propósito, cabeça ereta e sempre refletindo, busque nos outros o melhor dando o seu melhor, naturalmente nascerá assim um espirito de liderança em você por onde passar.

Fatores que abrangem uma Liderança são diversos, valores que envolvem um líder são sempre os mesmos. Mesmo assim, neste aprendizado diário que é a vida, ser um líder no trabalho, na família, com amigos, com seu time, com seu povo, requer muito mais que chegar a esta posição.

Existem como em tudo o bem e o mal. Na liderança, o mau líder perece de falta de informações, educação, boa vontade e companheirismo. Nutre egoísmo, medo, autoritarismo.

O bom líder (entre tantas outras) tem em sua mente e espirito a essência de dar e receber, se informar e informar seus liderados no dia a dia, ser transparente, imparcial quanto a este ou aquele – assim como o pastor cuida e zela igualmente a seu rebanho, o líder não deve enaltecer aqueles que ele pega pra si, do contrário, deve enaltecer o coletivo transbordando boa vontade e objetividade em cada um – para não se ver numa falha de igualdade no grupo.

Um projeto para a Liderança

O Projeto Ser Líder sempre acontece para aqueles que veem além dos olhos da maioria, sempre está disposto a ajudar, não se contenta com erros mas não culpa os “culpados”, eleva o problema a todos, pede sugestão, reflete melhorias e assim ele convence que é líder enaltecendo o coletivo e vencendo como um todo.



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



Essencialmente Liderar não é uma prova fácil, há tropeços e erros suscetíveis diariamente, contudo o intitulado Líder deve corresponder em se desligar do próprio ego e fazer a roda girar de uma maneira que a ação se destaque e não ele.

Como há na religião, os “últimos serão os primeiros”. Isto é fato, se ponha cada vez ante sua operação, ante seu liderado – ensine-os, acompanhe-os, cobre-os, reverencie-os e busque calma nos momentos difíceis para melhor gerenciá-los, assim notará no fim de cada “batalha” o espirito de equipe instituído e a paz que a essência de liderança emanou de você pela atenção, observação, parceria, etc.

Liderança requer destreza, pondere-se.

Mantenha-se firme em suas metas, mantenha-se sempre justo e faça a seus comandados assim como quer que façam a você. Se tiver que ensinar duas vezes, ensine-os (não terão que fazer errado para só no fim perceberem o erro da ação, resultando em livra-se de sermão e retrabalho que geram repercussões negativas a quem executa e quem gerencia a execução do trabalho). Se tiver que cobrá-los não pense duas vezes, cobre-os, mas de uma maneira precisa e educada (não gere rixas por conta de assédio moral, impaciência e ou implicância pessoal), se tiver que ajuda-los, ajude-os!

Assim notarão que todos estão no mesmo barco e a única diferença a ser apontada e visível a todos é que todos trabalham em prol de todos e você os orienta do caminho a ser seguido.

Motivação, garra, lemas, sorrisos, boa vontade, educação, positividade, tudo isto faz parte da essência de uma Liderança, isto marcará gerações, fará com que os serviços sejam satisfatórios ao se executar e dará uma paz profissional e pessoal àqueles que buscam em seus líderes a essência da vitória, principalmente em equipe.


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Igor Teixeira

Pernambucano, radicado em São Paulo, Autodidata, Redator Freelancer, Compositor e Poeta nas horas vagas. Cristão, Corinthiano e Bon Vivant!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =