6 dicas imperdíveis para quem busca recolocação

Em momentos de instabilidade econômica, novas habilidades e competências vem sendo testadas pelo mercado, onde a atualização constante e outras ações faz-se essencial na busca por uma recolocação profissional.

Assim, separamos algumas dicas valiosas e eficientes, para ajudá-lo a acelerar sua recolocação no mercado.

  • Recolocação é planejamento e estratégia

 

Assim, como ocorre no ambiente de trabalho, é fundamental que o profissional elabore um planejamento e trace uma estratégia adequada, antes do envio de seu currículo.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

O conselho é:

– Realize uma listagem das empresas que gostaria de atuar, ou seja; a empresa de seus sonhos, avaliando sempre os valores da organização com os seus, e responda a seguinte pergunta: Essa empresa é para mim?

– Faça uma listagem dos profissionais de sua área de atuação que deverá contatar.

Após realizar essa tarefa, é importante traçar um plano de ação afim de ativar seu networking, afim de mantê-los ou abrir novos contatos que o ajudarão nesta corrida.

 

  • Ative seu networking

 

Mesmo que esteja empregado, o networking é o mais poderoso ativo não somente para quem busca recolocação, mas também para ajudá-lo em seu desenvolvimento, ajudando-o muitas vezes em algum projeto ou outras necessidades que venha ter em sua carreira.

Lembro que vivemos na era da economia compartilhada, onde a troca de informações é uma das peças chave no jogo da carreira.

 



FORMAÇÃO COMPLETA EM PSICANÁLISE
Seja Psicanalista. Curso 100% Online. Habilita a Atuar. Teoria, Supervisão e Análise. SAIBA MAIS



  • Atualize seu currículo

 

Após seguir essas duas dicas anteriores, é hora de olhar para seu currículo e atualiza-lo. Lembre-se de que você é sua marca/produto o tempo todo, então é hora de elaborar seu plano de divulgação.

Portanto, procure ressaltar seus resultados, atualize suas redes sociais profissionais com estas informações.

Se tem dúvidas quanto a atualização de seu currículo, confira dicas como construir um currículo campeão.

 

  • Reveja seu propósito

 

Responda à pergunta: Qual a história que você quer contar para si daqui há 5,10 anos?

Realizar uma reflexão acerca de qual caminho irá trilhar é importante, analisando seus pontos fortes e fracos, suas principais competências, o que novamente você faria com brilho nos olhos e o que não faria, quais suas realizações ao longo de suas experiências.

Atento que, os recrutadores valorizam profissionais seguros a respeito de seu propósito e que conheçam o mercado em que irão atuar.

 

  • Seja protagonista de sua carreira

 

Olhe para frente e veja o que precisa mudar, melhorar em sua carreira, buscando por cursos ou aperfeiçoamentos. Procure utilizar o tempo livre a seu favor para o desenvolvimento contínuo, frequente eventos e palestras, de forma a aumentar sua rede de contatos. Ainda, fuja dos clichês e das frases feitas, do tipo: meu ponto fraco é ser “ansiosa ou perfeccionista”.

Seja na entrevista ou no currículo, destaque sempre características que o diferenciam no mercado. Lembre-se: Em época de procura virtual, passará a frente aquele que irá a luta, e efetuará contatos via e-mail ou telefone com profissionais, convidando-os para um happy hour ou café, colocando-se sempre á disposição de maneira elegante e discreta.

Monitore suas atividades de modo que seja produtivo, realizando uma planilha dos contatos realizados, almoços, cadastros, data em que aconteceu, entrevistas realizadas e folow up. Uma boa sugestão: Monte um funil de oportunidades.

 

  • Entrevistas

 

Para as entrevistas seja disciplinado, chegando 15 minutos antes do horário agendado, esteja preparado, respondendo às perguntas sempre com segurança, sem esquivar-se. A dica é: Treine no espelho, grave-se e leia e releia seu currículo quantas vezes necessário.

Se a oportunidade for temporária ou autônoma, não descarte a possibilidade, ela pode ser a porta de entrada, se o salário ofertado está abaixo de suas expectativas, avalie seu histórico profissional, tendo em mente que “ antes um pássaro na mão do que dois voando” além de que também você estará desenvolvendo habilidades e competências, assim como valorizando seu currículo.

Procure sempre manter-se calmo e confiante, pesquise antes a empresa, seus produtos e serviços, foque em seu interesse, em suas qualidades.

 

De forma geral, você é quem constrói sua história e sua melhor marca, portanto uma atitude positiva é o diferencial neste momento! Seja o protagonista do seu destino, siga essas dicas corretamente, pois será percebido mais rapidamente pelos selecionadores, e sua recolocação poderá estará um passo.

 

Você tem alguma dica para quem está fora do mercado se recolocar mais rapidamente? Ou você já ficou desempregado e conseguiu se recolocar no mercado? Compartilhe suas experiências conosco abaixo!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira, é Coach de profissionais que estão em busca de novas trilhas na carreira, Presidente do grupo Elemento RH formado pela Elemento RH e Canal de Talentos, Administradora de empresas, com especialização em gestão de pessoas e em gestão pública, embaixadora da rede internacional de negócios Mulheres que decidem, Diretora do Grupo de estudos no município de São carlos e membro do conselho deliberativo da ABRH, colunista em portais como Yes Marília, Ideiando, Clube do administrador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 6 =