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5 princípios básicos da arte de vender

Vender realmente é uma arte, por isso, essa profissão é repleta de macetes que ajudam a desenvolver certas habilidades de convencimento. Mas, quais são os princípios básicos que um profissional de vendas deve ter em mente para conseguir alcançar o sucesso?

Arte de Vender

Primeiramente é preciso entender que existem dois tipos de venda: A ativa e  a passiva. Na modalidade ativa o vendedor precisa ser mais perspicaz, já que ele deve efetuar o negócio de forma mais direta. Ao contrário da venda passiva onde a atividade gira em torno de ações de marketing para atrair o cliente.

Mas, para ter sucesso na profissão, o vendedor deve ter conhecimento de alguns truques  e princípios básicos da arte de vender. Confira!

 

1- Construa uma relação com o seu cliente

O vendedor precisa ter em mente que seu cliente não quer apenas um produto ou serviço, mas sim, uma solução para o seu problema.

Para conseguir entender o que o cliente busca de fato, o vendedor deve se esforçar para criar uma conexão de proximidade que pode ser possível através de métodos de persuasão do vendedor ou simplesmente de uma conexão amigável conquistada através da negociação ou até mesmo de um pós venda.

Quando o vendedor entende que um cliente precisa ser tratado de forma individualizada as chances de fechar negócios são muito maiores. Ou seja, é preciso vê-los como seres humanos e não somente como uma chance de ganhar dinheiro.

É comprovado que os clientes preferem vendedores mais próximos que tentam encontrar uma alternativa viável para seu problema e que não demonstre somente o intuito de vender e nada mais.

 

2- Seja simpático e solícito

Pode até parecer uma dica ultrapassada, mas acredite, não é. O cliente não vai comprar de  vendedores arrogantes e prepotentes que tentam empurrar um produto ou serviço.

O que o cliente precisa é sentir confiança na pessoa  que está conduzindo a negociação. A simpatia e a sinceridade podem andar de mãos dadas para aumentar a afinidade com o cliente e facilitar que a venda aconteça naturalmente.

Mesmo que a venda não acontecer, demonstre o interesse em ajudar, certamente na próxima oportunidade, o cliente vai lembrar disso e pode virar um grande oportunidade futura de fechar o negócio.

A grande sacada é demonstrar que você tem o prazer de manter o contato com os clientes, os que já compraram e os que ainda não compraram nada de você. Isso pode render futuros negócios e até indicações. Demonstre que eles são importantes, assim, eles se sentem valorizados.

 

3- Seja transparente, dê bons conselhos

Vendedores mentirosos não tem mais chance em um mercado onde a informação está disponível para todos. Por isso, o que está em alta é ser um profissional transparente e íntegro que saiba fazer jus de suas palavras na hora de apresentar um produto ou serviço.

No momento da venda, apresente todas as informações sobre o produto, desde os prós e contras, isso vai transferir mais confiabilidade ao cliente e mais chances dele fechar negócio com você.

Um vendedor é um consultor, ele precisa apontar as soluções que realmente ajudem o negócio e não apenas pensar na sua comissão. Quando o cliente perceber isso, é fato que ele vai procurá-lo em outras oportunidades já que percebeu que o relacionamento de confiança é benéfico para seu negócio.

 

4- Seja estrategista

Quando um vendedor alia a criação de conexão, simpatia e honestidade já é meio caminho andado para elaborar boas estratégias  e conseguir muitos clientes para sua carteira.

A elaboração de estratégias inclui o networking com pessoas que atuam no seu segmento e o conhecimento na área e nas técnicas de venda para conseguir chegar no topo. Jamais pare de investir nisso, treine e crie uma metodologia que ajude a conseguir cada vez mais clientes.

Entenda que um vendedor possui capacidades especiais e fazem toda a diferença no mundo dos negócios, para se destacar nesse meio é preciso impactar a vida dos clientes. Para isso, use sua criatividade para conquistar a confiança do cliente e formar uma carteira fiel e satisfeita com o seu trabalho.

 

5- Desenvolva habilidades extras

Alguns vendedores nascem habilidosos em suas estratégias, outros precisam desenvolve-las. Uma delas é a persuasão, uma técnica de negociação essencial que um profissional de vendas precisa ter.

A boa notícia é que uma pessoa pode aprender a ser persuasiva e melhorar muito seus resultados na demonstração de produtos e serviços de forma confiável a fim de ganhar a empatia do cliente.

Por isso, estude, faça cursos e principalmente, seja persistente. Mostre aos clientes que você não é apenas um vendedor atrás de lucros, mas sim, um bom conselheiro que tem o objetivo de ajudar o seu negócio  através da resolução de problemas.

Como dizia Henry Ford,” os dias próximos não vêm por acaso, nascem de muita fadiga e persistência”.

 

Artigo enviado pela Agência Digital Webtrends, que oferece serviços de Criação de Sites e Consultoria SEO.

Adriano Luz
Especialista em Marketing Digital e Administrador de Empresa.

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