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4 dicas para não deixar seu press release jogar contra seu negócio

As três maiores empresas de distribuição de material para a imprensa do mundo – PR Newswire, BusinessWire, and Marketwire, enviaram cerca de 642 mil press releases em 2013, segundo últimos dados divulgados. Mais de mil releases por dia. Material de mais com menos conteúdo relevante.


Pequena, média ou grande empresa, relações públicas, jornalista, empresário ou até cliente, lembre-se de algumas dicas na hora de produzir seu material dedicado à jornalistas ou até mesmo para influenciadores online:

#1 Público-alvo

 

Você sabe para quem está escrevendo? Cada vez mais, este material ficou direcionado e menos generalista. Aqui a regra do menos é mais se aplica também. Afinal, redações diminuíram e as audiências segmentaram.

Saber influenciar o público correto é a chave do sucesso, pois você faz a informação chegar para quem de fato pode conversar com a audiência da qual se interessa pelo assunto que você tem e é o seu público-alvo. Se isso não acontecer, você pode estar entendendo que seu público é outro, ou, em termos de comunicação, estar falando para as pessoas erradas.

Desse modo, reforço a importância de se entender para quem quer falar desde a definição da mensagem, passando pela produção do conteúdo e, por fim, a estratégia de como chegar nessa audiência, no consumidor da informação

#2 linguagem e foco

Muito se discute sobre o que o jornalista espera encontrar num texto recebido. E ai está o desafio entre cruzar o que o jornalista deseja com o que o empresariado deseja comunicar. É muito importante deixar claro o que é notícia: informação a respeito de acontecimento ou mudança recentes de interesse público, de impacto na sociedade e não somente em um ator social isolado.

Dito isso, algumas qualidades mais citadas sobre bons textos:

  • Seja direto: textos que focam em trazer a notícias principal no topo. Não são extremamente detalhados, focam nos pontos principais: quem, o quê, quando, onde e por que.

  • Pense na audiência: Comunicação escrita para fora, evitando termos técnicos, jargões ou temas que não interessam para além do universo da Companhia. Pergunte-se sempre: a quem interessa essa informação?

  • Foco: Envio do material para quem de fato se interessa pela informação e pode tê-la como material de trabalho ou de consulta.

  • Exclusividade: jornalistas sempre priorizam sugestões exclusivas, então analise oportunidades para isso, oferecendo material direcionado, se possível incluindo imagens, visitas e entrevistas. A chance de se ter mais destaque é maior.

#3 otimize recursos

Anexos não são aconselhados quando trata-se de envio de materiais para jornalistas e influenciadores. De todo modo, quando se é necessário enviar, aconselho adotar links para download, tente colocar o caminho em meio ao texto, no contexto do comunicado, assim dá mais dinâmica ao material. Além disso:

  • Adote um serviço de compartilhamento em nuvem, como dropbox, evernote, Googledrive, que ajudam a enviar o link.

  • Adote sempre que possível um conteúdo visual, como um infográfico. Eles ajudam a dar enfase para a informação mais importante e explicam de forma mais dinâmica, além de ser algo que pode ser replicado.
#4 Não envie seu press release para todo mundo

E, por fim, Assim como seu texto merece atenção, seu mailing list de jornalistas e influenciadores também. Considere enviar informações para quem é pertinente, para os profissionais dos quais você manteve relacionamento e sabe que pode ser útil.

 

Eduardo Alves
Eduardo Alves é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas em UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, possui especialização em Mídia Sociais pela ESPM - Escola São Paulo de Publicidade e Marketing, além de cursos de extensão em Liderança e Marketing.

Atualmente é Supervisor de Contas de Consumo na maior agência de relações públicas do mundo, a Edelman.

O profissional acumula 13 anos de experiência na gestão de marcas e comunicação de grandes empresas nacionais e multinacionais de mercados diversos: consumo, B2B e Terceiro Setor. A partir dessa vivência, adquiriu sólido conhecimento teórico e prático sobre marcas, relações públicas, organização de eventos, branding, planejamento, assessoria de imprensa, produção de conteúdo, estratégias digitais, gestão de crise, relacionamento com investidores, comunicação interna, gestão de projetos, mapeamento e relacionamento com stakeholders, parcerias, estudos de mercado, consultoria na construção de marcas, patrocínios, endomarketing, marketing digital e responsabilidade socioambiental.

Dentre as marcas que já prestou serviços, destacam-se: Giraffas, Kimberly-Clark Brasil; PepsiCo; Wines of Argentina; Wonderful Pistachios; Bain & Company; Herbalife; Playcenter; Playland; PBF – Pink and Blue Freedom; Incentive House; Marcondes & Consultores Associados; Grupo Plus Advance Marketing Integrado; Sika Brasil; Sincomavi – Sind. do Comércio Varejista de Materiais de Construção; Sol Pleno; Playcorp; Dr. Maurício Hirata; SEBRAE – Projeto Showroom Arte que Vale; Reveillon Embratel na Paulista; Aniversário de São Paulo; Fórum Internacional ABA Branding; Eyedea – Projeto de Acessibilidade digital para a Tetra Pak; VASP – Viação Aérea São Paulo – Proposta de Reestruturação Financeira no âmbito do Processo de Recuperação Judicial da Companhia; Estação Loucos pelo Brasil Coca-Cola.

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