2016: como iniciamos um ano de desafios

Existe uma velha tônica que diz que no Brasil o ano só começa após o Carnaval. Pois bem, verdade absoluta ou não, esta afirmação vem nesse ano participar de uma estatística meio dura à realidade atual do país: estamos em crise. Em um período que promete ter a economia freada, empresas, governos e sociedade devem, cada um, trabalhar em prol da nação.

Nesse ponto, o povo brasileiro começou a arregaçar as mangas mais cedo em 2016. As empresas, que antes paravam para férias coletivas por volta de 15 de dezembro e retornam até dia 15 de janeiro, esse ano, pararam suas atividades pouco antes do natal, retornando em grande maioria já no dia 4.

Além disso, muitas das cidades que não usam das festividades de inicio de ano como fonte de renda (como Rio de Janeiro com o Carnaval e Florianópolis com o Réveillon) estão cortando os gastos com esses eventos, e até com festividades locais, para investir em saúde, educação, segurança entre outros, visto que a verba para essas atividades deverá ser menor, como para tudo. Se trata mais do que de uma medida cautelar, mas uma alternativa inteligente e honesta ante uma situação delicada de corte de gastos e alta nos preços.

A maior parte das empresas, por sua vez, como não sabem se vão ou não segurar todo o quadro de colaboradores até o fim do ano, não tiveram a preocupação em dar férias coletivas em dezembro. O corte de custos com brindes e festas de fim de ano também foi visível na maioria delas.



Curso de Constelação Familiar e Sistêmica

Ainda assim, 2016 promete ser melhor. Mas claro, cada um deve fazer sua parte, planejando, estudando, estipulando metas, conduzindo suas ações para melhores resultados. E temos muitos outros assuntos a tratar aqui mesmo, no Negócios e Carreiras.

Economia, Política, Gestão Pública e Privada, em suas mais diversas áreas. Novas ferramentas de gestão devem surgir e algumas mudanças no cenário nacional e mundial deverão ser estudadas e aplicadas por gente como nós, que está inteirado no mundo dos negócios.

Seguimos na mudança para não pararmos e vamos andando em direção ao futuro, buscando sempre o progresso. 2016 promete… trabalhos, lutas e vitórias, como é de nossa cultura.

Que venha 2016! Seguimos em frente para novos desafios!


Curso de Psicanálise

Deixe seu Comentário Abaixo :)

Gilberto Belin

Administrador graduado pela Universidade do Vale do Itajaí, pós-graduando em Gestão de Custos pela FGV. Pesquisador nas áreas de gestão pública, privada e consultoria, está há oito anos no mercado de trabalho, sendo os três últimos na área de Compras do maior parque temático da América Latina, onde contabilizou uma grande redução de custos por meio de negociações e desenvolvimento de novos fornecedores. Foi recentemente homenageado pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina como Administrador-Destaque em seu município .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *