crm relacionamento com clientes

10 técnicas de fidelização de clientes

Não há nada melhor para uma empresa do que ter clientes fidelizados e nutrir um bom relacionamento com estes. Ter clientes que valorizam seu produto e serviço é uma ótima publicidade para sua organização. Entretanto, não é de um dia para outro que você conseguirá atrair e fidelizar seus clientes. É preciso agir com seriedade, honestidade e comprometimento.

5 passos para criar vínculo com seus clientes

A seguir, listaremos algumas dicas bastante úteis para iniciar um relacionamento duradouro com seus clientes e, após, dicas de como aprimorar seu atendimento.

1 . Exponha seus meios para contato.

Faça com que seus endereços de comunicação sejam de fácil acesso, de modo que o cliente não precise buscar nas profundezas do Google para encontrar um e-mail ou telefone de sua empresa.

Agora, com o avanço de redes sociais, tornou-se muito mais fácil a relação cliente-empresa.

2. Esteja disponível.

Você não precisa conversar com seus clientes todos os dias, basta estar disponível sempre que ele necessitar.

O cliente precisa saber que ele é o foco da situação, quer receber atenção. Portanto, dê isso a ele. Mostre que você está interessado em criar um relacionamento próspero e duradouro.

3. Trabalhe com preços justos!

Não há nada mais desagradável do que receber uma surpresa no momento de acertar as contas. Portanto, se você prometeu que iria fechar determinado serviço pelo valor R$ X, não faça alterações de última hora.

Se não há possibilidade de cumprir o fechamento da venda pelo valor inicial, avise seu cliente o quanto antes. E saiba que há grande chance de ele desistir do negócio.

4. Mostre-se e evite atrasos.

Já que o objetivo é estabelecer uma relação de confiança com o cliente, a empresa deve se mostrar!

Promova seu trabalho, agende reuniões com seus potenciais clientes, faça sua propaganda.

E evite atrasos. Além de ser deselegante, causará uma impressão negativa em seu cliente.

5. Estabeleça uma meta elevada e ultrapasse-a.

Demonstre que sua empresa estabelece metas de alto nível e está sempre trabalhando para atingi-las – e ultrapassá-las – e satisfazer seus clientes da maneira rápida e eficaz.

Isso mostrará a seu cliente que você trabalha com seriedade e comprometimento.

7 técnicas para aprimorar o relacionamento com o cliente

Os cinco passos, citados acima, são dicas de como uma empresa pode dar o primeiro passo para criar um vínculo com seus clientes.

Entretanto, é essencial que, após nutrir um relacionamento, a empresa faça com que o atendimento seja melhorado, fidelizando o cliente. Dessa forma, listarei técnicas que podem ser colocadas em prática para aprimorar o atendimento, aumentar número de vendas e de clientes fidelizados.

1 – Motive seus funcionários.

Funcionários desmotivados não estão interessados em vestir a camisa da empresa e promover sucesso em atrair clientes.

Dê motivação para seguirem em frente, ofereça benefícios, estabeleça metas e aquele que conseguir atingir, será premiado.

Mostre que quando um objetivo é alcançado, a empresa cresce, assim como a equipe, que obtém reconhecimento.

2 – Seja rápido.

Clientes se surpreendem (positivamente) quando uma empresa dá respostas rápidas sobre suas dúvidas ou sugestões.

Mesmo que você não tenha a resposta naquele momento, informe que você buscará uma solução e entrará em contato o mais breve possível.

Ele percebe que a empresa está, de fato, tentando satisfazer sua necessidade e solucionar seu problema.

3 – Exclusividade.

Cada cliente deve receber um tratamento único e especial, afinal cada um busca um resultado diferente.

A relação de confiança se inicia a partir do momento em que ele nota que a empresa o trata de maneira exclusiva, sempre focando em qualidade e rapidez.

4 – Cumpra prazos.

É sempre bom ter uma ideia de quando seu projeto será concluído ou quando você terá seu produto em mãos.

Se sua empresa informou que o prazo seria em x dias, esse prazo deve ser cumprido. Claro que, quanto antes, melhor. Porém, sempre lembrando que a qualidade deve estar em primeiro lugar e que, caso não seja possível entregar o serviço dentro do prazo estipulado, o cliente deve ser avisado com antecedência.

5 – Ofereça alternativas.

Pode acontecer de você não oferecer o produto ou serviço que seu cliente procura. Não há porque desistir da venda, afinal você pode apresentar outras soluções, outros produtos que possam interessá-lo.

Ofereça uma demonstração, peça-lhe para testar o produto, sem compromisso. Assim, caso ele não aprove, pode devolver sem causar maiores problemas.

6 – Solicite feedback.

Somente a partir do feedback a empresa saberá quais aspectos devem ser melhorados e quais quesitos estão sendo aplicados corretamente.

Há várias maneiras pelas quais os clientes podem fornecer um feedback:

  • Carta de sugestão;
  • Questionários fornecidos pela empresa;
  • E-mail;
  • Fale conosco – através do site;
  • Telefone ou aplicativos;
  • Comentários em seus canais ou canais externos.

7 – Ame o que você faz!

Tenha paixão por aquilo que você faz, ou não faça.

O cliente percebe quando algo é feito com amor e quando não é.

Mostre a ele que você quer ser o melhor naquilo que faz, e que trabalha arduamente para satisfazer seus clientes.

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