Home > Liderança > 10 erros de comunicação e postura do líder de vendas

10 erros de comunicação e postura do líder de vendas

É muito como para um líder em seu cotidiano profissional preocupar-se demasiadamente com seus próprios erros. E os mais comuns deles ocorrem simplesmente por falta de conhecimento, maus hábitos, estresse e principalmente por falhas de comunicação. Neste artigo, vamos tratar dos erros de comunicação e postura que um líder, gerente, supervisor ou chefe de uma equipe de vendas deve evitar?

No mundo corporativo, a comunicação é uma habilidade indispensável para os líderes. As palavras que um chefe de equipe escolhe, os métodos que usa para se comunicar, ou mesmo o fato de decidir interagir com outros podem influenciar a maneira como você é visto no trabalho. Por isso, preste atenção nos seus hábitos e comunicação e confira alguns dos erros mais frequentes que devem ser evitados:

1. Falta de dedicação de tempo para criar laços com as pessoas

Um chefe de equipe precisa ter interesse nos outros e dedicar uma parcela generosa do seu tempo para criar laços com seus colaboradores. Não é necessário gostar da pessoa para se relacionar bem com ela, e sim conhecê-la e entender quais são as suas motivações.

Não ter receio de pedir ajuda aos liderados quando você necessitar é uma ótima forma de aproximação e de demonstrar confiança nos funcionários. Não há porque se envergonhar de pedir a eles algumas direções.

Se alguma coisa que você não sabe fazer apareceu na sua mesa, peça recursos, exemplos e o que é esperado dessa tarefa. Dessa forma, todos saem ganhando. Você, que conseguiu resolver o problema, e o funcionário, que sentirá útil e importante.

2. Dificultar a comunicação e estar indisponível

Designar tarefas é necessário, entretanto, delegar não é sinônimo de distanciamento emocional. Isso muitas vezes acaba gerando o abandono da sua equipe. É importante desenvolver canais de comunicação e explicar às pessoas como usá-los.

Comunicações eletrônicas podem ser úteis em determinados momentos, mas também podem ser uma maneira de evitar confrontações ao vivo. Quando um problema chega, de nada vai adiantar mandar um e-mail, pois é uma mensagem muito fácil de ser mal interpretada e poucas palavras podem ser ainda mais prejudiciais.

3. Não desenvolver talentos por meio do aprendizado

Muitas vezes, os líderes direcionam seus esforços exclusivamente para a realização dos objetivos da empresa, pecando em uma das principais necessidades que o ser humano possui: a de aprender.

Entenda que a aprendizagem é fundamental para atingir metas. Tente tirar algo positivo de cada tarefa, além do resultado, e descubra como isso pode melhorar seus hábitos dali em diante.

4. Não dar feedback para a equipe

Muitos feedbacks honestos podem realmente machucar. Para grandes líderes, no entanto, é fácil transformar essa dor em alertas e dicas para que os colaboradores aprendam com os próprios erros de forma construtiva.

Comunicação é uma via de mão dupla. Se alguém entregou algum trabalho ou projeto a você, é necessário sempre explicar quais são suas visões, opiniões e julgamentos sobre a tarefa. Dessa forma, o colaborador vai saber o que deve mudar e o que deve continuar igual. O feedback é essencial para o crescimento profissional de qualquer pessoa.

5. Não dar importância para o emocional dos colaboradores

Líderes que ignoram as emoções geradas por fatos negativos a sua equipe acabam reduzindo o engajamento dos funcionários. É possível melhorar muitos fatores ao tomar consciência dessas emoções e demonstrar interesse verdadeiro nas experiências pessoais de cada um.

Quando você designar algo para um funcionário, primeiro observe se aquela pessoa é a melhor para aquela atividade. Depois, informe o que você espera dela e quais resultados você quer atingir.

6. Não saber administrar e negociar conflitos de forma eficaz

Os conflitos, quando não são resolvidos de forma eficiente, continuarão ali, acumulados, mesmo que ocultos, atrapalhando no desenvolvimento de metas. Cabe a você, líder, os expor e propor soluções para gerar bons resultados.

Para isso, é indispensável ouvir o que sua equipe tem a dizer, criando canais de comunicação para que eles se sintam à vontade para falar.

7. Não promover ações que gerem uma mudança

As organizações perdem totalmente o rumo se não passarem por mudanças, correndo assim o risco de fecharem as portas. Um bom líder deve explicar à sua equipe os benefícios que as mudanças trazem, mas precisa acima de tudo estar ciente de que as pessoas não reagem a ela de forma completamente natural.

8. Não estimular a equipe a assumir riscos

Um erro gravíssimo cometido por um líder é incentivar seus funcionários a permanecer em sua zona de conforto. Os melhores líderes desenvolvem confiança suficiente para que seus liderados se sintam seguros e apoiados para assumir riscos. Para isso, é preciso transmitir confiança aos funcionários, mostrando que você está à disposição.

9. Não motivar seus colaboradores

A maior parte das pessoas é movida por desafios. Seguem um caminho ao aprender algo novo, fazer a diferença ou desenvolver talentos. Os chefes de equipe devem aproveitar esse sistema de orientação interna, recompensando com bônus, promoções, dinheiro ou até mesmo recompensas momentâneas.

Mas, além disso, é importante ser carismático com seus funcionários, falar menos e ouvir mais.

10. Ser um administrador de tarefas e não liderar as pessoas

As pessoas geralmente não reagem bem quando são tratadas de maneira mecânica. O gerenciamento de algo se baseia no controle, administração e planejamento de atividades, e dependendo da maneira como isso é feito, pode desmotivar os colaboradores.

A liderança, por outro lado, deve inspirar e contrastar o melhor das pessoas, desenvolvendo confiança e incentivando o risco positivo.

Redação N&C on sabfacebookRedação N&C on sablinkedinRedação N&C on sabtwitterRedação N&C on sabyoutube
Redação N&C
em
O Negócios & Carreiras é uma revista eletrônica com conteúdo de qualidade e atualizado, para desenvolvimento de pessoas e empresas.

O que você achou do artigo? Comente!

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios está marcados *

*

Scroll To Top